Warning: include_once(wp-includes/images/pin.png): failed to open stream: No such file or directory in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: include_once(): Failed opening 'wp-includes/images/pin.png' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/japagirl/public_html/blog/index.php:2) in /home/japagirl/public_html/blog/wp-content/plugins/instagrate-to-wordpress/instagrate-to-wordpress.php on line 48
Today’s Sound: Black Sabbath por Arthur Mendes Rocha – Japa Girl



























































                
       
















bloglovin



CURRENT MOON

Today’s Sound: Black Sabbath por Arthur Mendes Rocha

Um dos assuntos mais falados no meio musical no momento é a possível volta do Black Sabbath , com praticamente sua formação original, para gravar um novo disco ainda este ano.

Esta notícia deixou os fanáticos da banda em polvorosa e não é para menos, já que o BS é uma das bandas mais reverenciadas do heavy metal em todos os tempos. Eles abriram caminho para toda uma geração de metaleiros ao lançarem seu primeiro disco ‘Black Sabbath” em 1970, no qual destacamos o vídeo que dá nome ao álbum:

A formação original era composta por Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward. Inicialmente eles tocavam um blues mais acelerado que acabou num hard rock até se tornar o embrião do gênero heavy metal. As letras eram mais obscuras, falavam de ocultismo, de demônios, quando ninguém pensava em abordar estes temas. Butler gostava muito de magia negra e filmes de terror e ao ver o filme de Mario Bava “Black Sabbath”, estava definido o nome da banda.


O segundo álbum deles viria a ser o maior sucesso comercial do BS, ‘Paranoid”, atingindo a primeira posição na parada inglesa, além de discos de ouro e platina. Além disso, o disco abordava temas como a Guerra do Vietnã e mostrou um amadurecimento da banda.O álbum originou o hit que dá nome ao disco:

Bem como “Iron Man”, considerada uma das maiores canções de heavy metal:

O terceiro álbum é talvez o mais obscuro e introspectivo de sua carreira, “Maters of Reality”, de 1971, álbum responsável pela criação de um novo estilo de heavy metal: o doom metal, ainda mais obscuro e melancólico, com ritmos em andamento longo e músicas de longa duração. Um detalhe importante é que Tommy Ionni toca a guitarra em dó sustenido, para poder acompanhar o estilo vocal de Ozzy e para dar um som mais pesado. Confiram nesta apresentação ao vivo de “Children of the grave”:

Nos álbuns seguintes, a banda demonstrou uma influência do rock progressivo (tão na moda na época) e isto fica bem visível em “Sabbath Bloody Sabbath” com a participação de Rick Wakeman (na época no “Yes”) nos teclados:

Neste período, a banda se envolveu pesado com drogas, especialmente com LSD, atrasando o lançamento de discos, shows, além de mudança de gravadora.  Em 1977, Ozzy sai da banda, voltando em 1978, para depois sair definitivamente em 1979, devido a irreversíveis conflitos com a banda, causada especialmente pela sua dependência em álcool e drogas. No lugar dele, entra Ronnie James Dio (que faleceu em 2010), com o qual gravam o álbum “Heaven and Hell” que devolve um pouco do sucesso de vendagens ao BS.

Nos anos posteriores, a banda tem várias mudanças entre seus integrantes, trocando várias vezes de vocalistas, bem como os instrumentistas. Foi somente em 1998 que a banda retornou à sua formação original gravando o álbum “Reunion” e realizando alguns shows como mostra abaixo onde tocam “War Pigs”:

Depois de disputas em tribunais pelo direito ao nome, parece que finalmente os membros originais chegaram a uma solução e marcaram para este ano o retorno da banda, com um disco novo produzido por Rick Rubin, além de shows ao vivo. O único membro original que não estará nesta reunião é Bill Ward, que anunciou no Facebook que não iria participar.


O legado do Black Sabbath para a música é fantástico, eles influenciaram desde os grupos de heavy metal até os grupos de grunge. Suas músicas estão sempre presentes em versões covers nos shows de bandas como Anthrax, Pantera, Guns N’Roses, Megadeth, System of a Down, Type O Negative e muitas outras que simplesmente veneram o BS. Seu estilo de vestir com jaquetas e casacos de couro pretos, cabelos compridos, maquiagem nos olhos e crucifixos moldaram o estilo de vestir de todos os admiradores do heavy metal.

   Comentário RSS Pinterest