Warning: include_once(wp-includes/images/pin.png): failed to open stream: No such file or directory in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: include_once(): Failed opening 'wp-includes/images/pin.png' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/japagirl/public_html/blog/index.php:2) in /home/japagirl/public_html/blog/wp-content/plugins/instagrate-to-wordpress/instagrate-to-wordpress.php on line 48
TODAY’S SOUND: BOB FOSSE POR ARTHUR MENDES ROCHA – Japa Girl












































































    Encontrei essa cachorra, com mais de 10 anos, castrada, com uma cirurgia ainda cicatrizando na região torácica, cheia de moscas e pulgas, na pracinha em frente ao colégio Santa Cruz, região de Pinheiros. Muito fraca, está pele e osso. Internei no @citvet por 24 hrs, está inteira, sem anemia, sem infecção, fígado e rins bons! Acredito que fugiu! Por favor me ajudem compartilhando, deve ter um dono procurando por ela. Por hora, colocamos o nome de Angelita. #cachorraperdida #procurasecachorroHoje!!!
#climatestrikeLunatic Magic Beware...🦇 Theophile-Alexandre Steinlen “Chat au Clair de Lune”, c 1900Greve Global pelo clima - São Paulo, 20.9.2019! É de suma importância que todos participem dessa greve global. Acontece que a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado, continuam queimando, numa destruição avassaladora, apesar da pressão feita até agora. Além disso, incêndios se espalham por diversos cantos do mundo, como Sibéria, Indonésia e o continente africano. Não podemos relaxar, enquanto mudanças significativas sejam aplicadas de fato.Emocionante! Nunca vi passeata igual, com tanta gente. Acordamos. Graças à Deus e Deusa. Não podemos mais permitir que isso aconteça as Florestas e aos Animais. Fora demônio #forasalles #sosamazoniaPor favor assistam!Gigante pela própria natureza e pela própria ignorância 🇧🇷Precisamos ir para a rua protestar urgente!!! Profundamente abalada com a destruição de lugares sagrados, lugares que sustentam a Vida neste planeta! Todos vão sofrer as consequências desse desmatamento e queimadas! Árvores de 500 anos já eram! Estão encontrando animais queimados, jamais estudados ou conhecidos pelo homem! Estamos sentenciando nossa existência. #prayfortheamazonÉ com profundo pesar, estão cortando uma pequena floresta de no mínimo 70 anos, que cresceu numa casa desocupada. Ainda que haja autorização da PMSP e compensação em outro local, como fica o entorno? Quem irá compensar os morcegos e periquitos que moram nessas árvores?Unforgetable veggie lunch exxxperience!
Thank you so much @saporebrasil @pietroleemann @lideresempreendedores 
Risoto com aspargos verdes e abóbora, contraste de mousse de couve-flor defumada e arroz silvestre crocante.

                
       
















bloglovin



CURRENT MOON

TODAY’S SOUND: BOB FOSSE POR ARTHUR MENDES ROCHA

E hoje, começando nossos posts sobre coreógrafos americanos, falaremos de um dos maiores de todos os tempos: Bob Fosse, que também era um excelente diretor, roteirista e dançarino.

bob fosse bio

Desde cedo, Fosse demonstrou interesse pela dança, participando com seu colega, Charles Grass, do Riff Brothers, que percorreu vários teatros de sua cidade natal, Chicago.

Porém, Fosse foi chamado para o serviço militar e acabou sim é entretendo as tropas militares e navais com um show de variedades chamado “Tough Situation”.

bob fosse 1

Fosse sonhava mais alto e resolve mudar-se para NY, e lá uma de suas primeiras danças é com sua futura esposa, Mary Ann Niles, no espetáculo “Call me mister”.

Ele chama a atenção de Dean Martin e Jerry Lewis, que os convidam para participar da Colgate Comedy Hour e outros programas de TV do início dos anos 50.

bob dancing

Fosse consegue um contrato com a MGM em 1953 e faz algumas pequenas participações em musicais do estúdio como em “Give girl a break” ,”The affairs of Dobbie Gillis”, ambos com Debbie Reynolds, e finalmente “Kiss me Kate”.

Ao fazer uma das danças, o coreógrafo do filme, Hermes Pan, o pergunta por que ele não faz a sua própria coreografia. Ele o faz nesta pequena, mas marcante sequência, onde já podemos perceber o seu talento e como ele imprime modernidade na cena.

Esta sequência faz com que ele seja notado por produtores da Broadway, estreando seu primeiro musical na Broadway em 1953, “The Pajama Game”. Logo e seguida ele faz “Damn Yankees”, onde conhece Gwen Verdon. Ela vence o prêmio Tony por sua performance.

Ele e Verdon acabam se apaixonando e casam em 1960. Mas antes, os dois participam juntos da versão para o cinema de “Damn Yankees”, que ele mesmo coreografa, como vemos na sequência abaixo:

Ele também coreografa a versão para o cinema de “Pajama Game”, com Doris Day. Seu estilo pode ser sentido no número “Steam Heat”.

Fosse gostava de utilizar em suas coreografias pernas dobradas, chapéus e luvas (dizem que por causa de sua calvície e que não gostava de suas mãos), saltos para o lado, além de movimentos jazzy. Seu estilo é inconfundível e fez do jazz um estilo copiado por outros bailarinos e coreógrafos.

bob fosse

Em 1960, ele assume a posição de diretor e coreógrafo no musical “Redhead”, que lhe dá seu primeiro Tony pela coreografia, inovando na mistura de estilos musicais envolvidos em suas danças e na utilização da luz para realçar a presença de determinado dançarino em cena.

Em 1966, ele dirige e coreografa “Sweet Charity”, musical inspirado por “Noites de Cabíria” de Fellini, tendo no papel principal sua musa Gwen Verdon.

bob sweet

Porém, quando a peça vira filme, os produtores optam pelo nome de Shirley MacLaine no papel principal e a direção e coreografia ficam com Fosse.

bob and shirley

O filme é lançado em 1969 e dois números chamam a atenção: “Big Spender” e “Rich Man’s Frug”, ambos com belíssimas coreografias de Fosse:

Apesar de toda a superprodução o filme não atinge o sucesso esperado.

O próximo projeto dele é participar do filme “Cabaret”, peça da Broadway que iria virar filme e o qual ele convence os produtores de dirigi-lo.

bob cabaret

A experiência de Fosse na direção de números musicais foi fundamental para que ele dirigisse “Cabaret”. Nos papéis centrais foram escolhidos Liza Minelli e Joel Grey, ambos em início de carreira e o filme foi lançado em 1972, com grande sucesso.

bob cabaret 2

Entre os números de destaque estavam “Mein Herr” (com a famosa sequência de Liza dançando na cadeira) e “Money” (com Liza e Joel dando um show):

O filme acabou conquistando oito Oscars, incluindo melhor diretor, atriz e ator coadjuvante.

Agora sim, a fama de Fosse estava feita em Hollywood e lá ele podia fazer o que bem entendesse.

Kelly Fosse

Em 1973, ele dirige, no teatro, o musical “Pippin”, que tinha no elenco Ben Vereen, o excelente dançarino que irá participar de vários trabalhos com Fosse.

Logo após, Liza Minelli o convida para dirigir e coreografar o seu especial de música e dança para a TV americana, ‘Liza with a Z”, com destaque para a divina coreografia de “Bye Bye Blackbird”:

Fosse consegue um feito inédito no mesmo ano de 1973: ganhar o Tony (por ‘Pippin”), o Emmy (por “Liza with a Z”) e o Oscar (por “Cabaret”).

Bob Fosse Cabaret Liza Minnelli

Em 1974, ele participa da versão para o cinema do clássico da literatura infanto-juvenil, “O Pequeno Príncipe”. Sua participação é pequena, mas a coreografia que executa no filme, dizem, foi influência direta em Michael Jackson, como podemos ver neste vídeo que compara os movimentos dos dois, vejam e comparem:

Se Michael o copiou ou não, o que importa é que a dança de Fosse influenciou não só a ele, mas a muitos dançarinos.

No mesmo ano ele também dirige ‘Lenny”, com Dustin Hoffman e Valerie Perrine (melhor atriz em Cannes), baseado na vida do comediante Lenny Bruce, outro filme brilhante para seu currículo (desta vez sem música e dança).

bob lenny

Os excessos na vida de Fosse como o ritmo acelerado e seu hábito de fumar constantemente, cobram o seu preço e ele é internado com a saúde abalada.

Em 1975, ele estreia o musical ‘Chicago”, que durante os anos se provará um dos musicais mais admirados de sua carreira e de maior duração na Broadway.

bob fosse 3

Seu próximo trabalho no cinema é influenciado por esta passagem no hospital, “All that Jazz’, filme autobiográfico, lançado em 1979.

bob directing all

No papel dele estava Roy Scheider (no filme Joe Gideon), além de Gwen Verdon e também Ann Reiking, ambas suas musas e que no filme vivem respectivamente sua ex-mulher e a nova namorada.

bob-fosse-all-that-jazz-roy-scheider

 

‘All that Jazz” já começa com uma brilhante sequência de uma audição para escolher bailarinos para um espetáculo, ao som de ‘On Broadway” de George Benson:

No filme estavam também Ben Vereen e Jessica Lange (que foi sua namorada), no papel da morte e a película conquista a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1980.

bob e jessica

Outra cena marcante é a do balé sensual em ‘Take off with us”:

A cena final com o balé no hospital, a presença de todas as pessoas importantes de sua vida, ao som de “Bye Bye life” é nada menos do que espetacular:

Em seguida, ele dirige o filme “Star 80” em 1983 e depois de mais alguns projetos para o teatro, ele vem a falecer de um ataque do coração em 1987.

O musical “Chicago” tem um revival na Broadway em 1996, com Reiking como coreógrafa e realizando suas coreografias bem ao estilo de Fosse.

bob ann e gwen

Em ‘Fosse”, com excertos de vários de seus musicais, este prova ser mais um sucesso, ganhando o Tony em 1999.

“Chicago” tem sua versão cinematográfica estreando em 2002 e vence vários Oscars (incluindo melhor filme) e está até hoje em cartaz na Broadway.

bob fosse coreography

“Cabaret” também teve vários revivals no teatro e até hoje está em cartaz, desta vez numa versão com Michelle Williams no papel de Sally Bowles.

bob fosse 4

O legado de Fosse para a dança, para o cinema e teatro é inegável, sua influência será sentida pelas muitas gerações de coreógrafos, artistas e dançarinos que se aventurarem a ter a dança como razão de viver.

   Comentário RSS Pinterest