Warning: include_once(wp-includes/images/pin.png): failed to open stream: No such file or directory in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: include_once(): Failed opening 'wp-includes/images/pin.png' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/japagirl/public_html/blog/index.php:2) in /home/japagirl/public_html/blog/wp-content/plugins/instagrate-to-wordpress/instagrate-to-wordpress.php on line 48
TODAY’S SOUND: BOBBY WOMACK POR ARTHUR MENDES ROCHA – Japa Girl












































































    Agatha Luna e AmeriquitaEncontrei essa cachorra, com mais de 10 anos, castrada, com uma cirurgia ainda cicatrizando na região torácica, cheia de moscas e pulgas, na pracinha em frente ao colégio Santa Cruz, região de Pinheiros. Muito fraca, está pele e osso. Internei no @citvet por 24 hrs, está inteira, sem anemia, sem infecção, fígado e rins bons! Acredito que fugiu! Por favor me ajudem compartilhando, deve ter um dono procurando por ela. Por hora, colocamos o nome de Angelita. #cachorraperdida #procurasecachorroHoje!!!
#climatestrikeLunatic Magic Beware...🦇 Theophile-Alexandre Steinlen “Chat au Clair de Lune”, c 1900Greve Global pelo clima - São Paulo, 20.9.2019! É de suma importância que todos participem dessa greve global. Acontece que a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado, continuam queimando, numa destruição avassaladora, apesar da pressão feita até agora. Além disso, incêndios se espalham por diversos cantos do mundo, como Sibéria, Indonésia e o continente africano. Não podemos relaxar, enquanto mudanças significativas sejam aplicadas de fato.Emocionante! Nunca vi passeata igual, com tanta gente. Acordamos. Graças à Deus e Deusa. Não podemos mais permitir que isso aconteça as Florestas e aos Animais. Fora demônio #forasalles #sosamazoniaPor favor assistam!Gigante pela própria natureza e pela própria ignorância 🇧🇷Precisamos ir para a rua protestar urgente!!! Profundamente abalada com a destruição de lugares sagrados, lugares que sustentam a Vida neste planeta! Todos vão sofrer as consequências desse desmatamento e queimadas! Árvores de 500 anos já eram! Estão encontrando animais queimados, jamais estudados ou conhecidos pelo homem! Estamos sentenciando nossa existência. #prayfortheamazonÉ com profundo pesar, estão cortando uma pequena floresta de no mínimo 70 anos, que cresceu numa casa desocupada. Ainda que haja autorização da PMSP e compensação em outro local, como fica o entorno? Quem irá compensar os morcegos e periquitos que moram nessas árvores?

                
       
















bloglovin



CURRENT MOON

TODAY’S SOUND: BOBBY WOMACK POR ARTHUR MENDES ROCHA

Outro importante artista que perdemos recentemente foi Bobby Womack, uma verdadeira lenda do soul music e que nos últimos anos de sua vida continuou compondo, cantando e tocando brilhantemente.

bobby5

Womack nasceu de uma família muito pobre, não tinha quase o que comer e dividia a cama com mais dois irmãos, mas através de sua dedicação à música (e seu talento), ele conseguiu vencer as dificuldades. Seu pai possuía um violão e foi através dele que Womack foi treinando e conseguindo tocar blues, soul, country e até música clássica.

bobby3 Não demorou para que ele se unisse aos irmãos e cantassem e tocassem em igrejas gospel, ficando conhecidos como The Womack Bothers. Mas a sua grande chance aconteceu quando o pai conseguiu um contrato para que eles abrissem para o The Soul Stirrers, em 1956.

bobby4 (1)

O vocalista do Soul Stirrers era Sam Cooke e foi ele que deu o maior apoio aos meninos Womack, conseguindo que eles abrissem os shows da turnê das Staple Singers.

bobby_womack_dead

Seu irmão Curtis (do duo Womack & Womack) tinha a voz mais suave, mas Bobby tinha mais carisma e voz de barítono. Foi Cooke que os aconselhou na transição do gospel para a soul music, assinando com eles na sua gravadora SAR e mudando seu nome para The Valentinos.

Bobby+Womack,+with+guitar

Sam Cooke e ao fundo na guitarra, Bobby Womack

Em 1962, eles reescrevem um de seus hits de gospel como ‘Lookin’ for a love” (regravado pelo J. Geils Band) e tem um de seus primeiros sucessos soul, com produção e arranjo de Cooke.

Em 1964, Bobby e sua cunhada Shirley compõem e gravam a canção, ‘It’s all over now”, um blues-country que falava do término de um caso de amor.

Quando a canção vinha conquistando as paradas, esta acaba sendo gravada pelos Rolling Stones, que atingem o primeiro lugar. No começo, Bobby ficara revoltado com a gravação, já que achava que os Stones haviam se apoderado de sua música, mas quando começou a receber os cheques com os lucros da música, ele acabou aceitando.

Bobby-Womack-32

The Valentinos também acabam abrindo shows para James Brown e sua banda. Bobby vem de uma época de ouro do soul, já que dividia palcos e festivais com artistas como Marvin Gaye, Tammi Terrel, Jackie Wilson, Otis Redding, entre outros. Porém, com o assassinato de Sam Cooke, o The Valentinos fica sem gravadora e sem seu mentor e acabam terminando.

HANDOUT  hepta_44097.jpg

Bobby se emprega como músico na banda de Ray Charles, onde ficará de 1965 a 1968. Logo após a morte de Cooke, ele consola e acaba casando com sua viúva, Barbara, gerando a ira de seus colegas de soul e tendo que se mudar para Memphis.

bobby 2

Ele também participa como músico em álbuns de Aretha Franklin (como ‘Lady Soul”) e Dusty Springfield (“Dusty in Memphis) e escreve também para Wilson Pickett (em músicas como “I’m a midnight mover” e ‘I’m in love”).

BobbyWomack_1972_Gruen

Finalmente em 1968, ele grava seu primeiro álbum solo, “Fly me to the moon”, onde ele obtém o seu primeiro grande hit com uma regravação de “California Dreamin’” (do Mama & the Papas).

Bobby colaborou com seu amigo Sly Stone no álbum “There’s a riot goin’ on” e também com Janis Joplin, no álbum ‘Pearl”, onde ela gravou “Trust me”, de autoria dele.

bobby e sly

Bobby com Sly Stone

Nesta época, ele se envolve com drogas, incluindo cocaína, pílulas, além de beber muito. Em 1971, ele lança o álbum ‘Communication”, disco que incluía o hit “That’s the way I feel about cha”:

O disco atingiu o quinto lugar na parada R&B da Billboard e ainda originou outra conhecida música dele,“(If you don’t want my love) give it back”, com backing vocals de Pam Grier (atriz dos filmes blaxploitation), entre outras:

Em 1972, ele lança ‘Understanding”, álbum cujo destaque era “I can understand it”, que virou um hit dos clubs de soul e gays da era pré-disco e foi regravado pelo New Birth:

Outra música do disco era “Woman’s gotta have it”, que atingiu o primeiro lugar da parada R&B.

Logo em seguida, ele lança outro clássico: a trilha de ‘Across 110th Street”, filme de blaxploitation cujo tema principal foi (re)utilizado por Quentin Tarrantino no filme “Jackie Brown” (com sua amiga Pam Grier) e mostrou às novas plateias a genialidade de Bobby Womack.

bobby 1

Abaixo ele interpreta a música, falando antes com seus fãs, no programa Soul Train:

Em 1974 ele regrava o antigo sucesso dos Valentino, ‘Lookin’ for a love”. O single acaba sendo um de seus maiores hits, chegando ao 10º lugar da parada da Billboard.

No mesmo ano, ele perde seu irmão Harry e entra num período de depressão, quando grava álbuns que não fazem sucesso. Ele opta por não gravar mais álbuns até o final da década, apenas participando de álbuns de Ronnie Wood (‘Now look”), Wilton Fedler (dos Crusaders), entre outros.

Bobby-Womack-1-Watermark

Womack com Ronnie Wood

Nos anos 80, ele volta a gravar com o disco “The poet”, cujo single “If you think you’re lonely now” atinge o terceiro lugar da parada R&B e ele passa a ter reconhecimento na Europa também.

Durante os anos 80, ele irá gravar mais participações, mas seu vício em drogas o impede de se dedicar à sua carreira e ele vai para um centro de reabilitação. Um dos motivos mais fortes deste vício foi a morte de seus filhos, Truth (em 1978) e Vincent (em 1986).

Bobby Womack com Michael Jackson

Bobby Womack com Michael Jackson

Womack teve participação nos vocais da música “Harlem Shuffle”, dos Rolling Stones, lançada em 1986. Ele voltará a gravar um álbum somente em 1989, com ‘Ressurection” e novas participações em discos como de Todd Rundgren, Van Morrison e Wu-Tang Clan.

bobby-womack-1974-billboard-650

Nos anos 90 e início dos 00, ele enfrentará diversos problemas de saúde como Alzheimer, diabetes e câncer. Bobby foi um guerreiro, conseguindo vencer o vício e os problemas de saúde e volta com participação especial na música do Gorillaz, ‘Stylo”.

A canção acaba sendo um revival em sua carreira, pois passa a ser conhecido por uma nova geração e assina com o selo XL Recordings (selo de música eletrônica que lançou entre outros The Prodigy).

bobby-womack5

Pelo selo ele lança “The Bravest man in the universe’, com produção de Damon Albarn (do Blur e Gorillaz) e Richard Russell (dono do selo). Uma das faixas é uma colaboração com Lana Del Rey, “Dayglo Reflection”.

Bobby-Womack

Womack com Damon Albarn

Abaixo um vídeo com a música-título do álbum (com Albarn) e a música com Lana:

Em 2013, a BBC Four lhe dedicou um documentário, “Across 110th Street”, que pode ser visto no youtube:

Há a promessa do lançamento de um disco póstumo, “The best is yet to come”, que deve contar com participações de Stevie Wonder, Snoop Doggy Dog, Eric Clapton, entre outros, mas até agora nada.

bobby atual

Womack faleceu aos 70 anos, no ano passado; seu legado foi de uma das vozes mais características do soul, com seu timbre especial, o groove de suas produções e arranjos – ele participou ativamente para tornar o soul um dos ritmos mais apreciados em todos os tempos.

   Comentário RSS Pinterest