Warning: include_once(wp-includes/images/pin.png): failed to open stream: No such file or directory in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: include_once(): Failed opening 'wp-includes/images/pin.png' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/japagirl/public_html/blog/index.php:2) in /home/japagirl/public_html/blog/wp-content/plugins/instagrate-to-wordpress/instagrate-to-wordpress.php on line 48
Today’s Sound: Grandmaster Flash por Arthur Mendes Rocha – Japa Girl



























































                
       
















bloglovin



CURRENT MOON

Today’s Sound: Grandmaster Flash por Arthur Mendes Rocha


O enfocado hoje é o rei do scratch, sem ele a cultura hip-hop não teria existido, ele é o Grandmaster Flash.


Ele se encontrava na hora certa no lugar certo, na NY dos anos 70, quando o Bronx vivia na pobreza e uma nova cultura de rua começava a se manisfestar, com os negros fazendo sua própria diversão, com suas gangues, festas, artistas de grafite, uma cultura que irá se espalhar pelo mundo como o movimento hip-hop.

Joseph Sadler (seu nome verdadeiro) cresceu no South Bronx, onde estudava engenharia elétrica. Desde cedo ele mostrou interesse em mexer no toca-discos de vinil de seu pai, com o qual treinava nas horas livres. Foi desta experiência que ele teve a idéia de usar o turntable (toca-discos) como um instrumento, mudando o seu destino e o da cultura hip-hop.

Grandmaster (ou grande mestre) discotecava nas festa de sue bairro, foi lá que a cultura hip-hop nasceu e ele participou deste início, tocando os discos de vinil e dando aquela quebrada no meio, ou seja, mexendo o disco na direção contrária (no sentido anti-horário) criando o scratch. Ele foi aperfeiçoando cada vez mais sua técnica, chegando a fazer marcas de pincel fluorescente ou crayon para se lembrar dos compassos que criava. Abaixo uma cena do filme “Wild Style” que mostra um pouco de sua técnica:

O papel do dj no hip-hop foi aperfeiçoado por ele, que renovou os movimentos no vinil, fazendo com que cada dj imprimisse a sua marca, fazendo sua própria batida, sua própria música. Ele acaba por deixar os MCs falarem cantando em cima de suas batidas, abrindo caminho para os rappers improvisarem tendo sua música ao fundo.

Ele logo criaria o seu próprio grupo musical: o Grandmaster Flash and the Furious Five, um grupo de performers que o acompanhava dançando, improvisando; sendo que um de seus maiores hits é “The Message” :

Na música ‘White lines”, ele faz uma autocrítica sobre quando foi viciado em cocaína:

Mas ele ficou mesmo conhecido dos apreciadores de rock, new wave e de uma maior fatia de público ao ser citado na música “Rapture” que o Blondie fez em homenagem à cultura hip-hop, como podemos ver neste trecho de um programa da BBC sobre o nascimento do hip-hop:

Grandmaster Flash foi inclusive o primeiro grupo de hip-hop a ser reconhecido pelo Rock n’ roll hall of fame, além do prêmio de ícone do hip-hop pela BET (Black Entertainment Television).


Além disso, ele continua a se apresentar pelo mundo discotecando, lançando álbuns, bem como falando de sua carreira biografia: “The Adventures of Grandmaster Flash – My life My beats”.

   Comentário RSS Pinterest