Warning: include_once(wp-includes/images/pin.png): failed to open stream: No such file or directory in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: include_once(): Failed opening 'wp-includes/images/pin.png' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/japagirl/public_html/blog/index.php:2) in /home/japagirl/public_html/blog/wp-content/plugins/instagrate-to-wordpress/instagrate-to-wordpress.php on line 48
TODAY’S SOUND: GWEN GUTHRIE POR ARTHUR MENDES ROCHA – Japa Girl












































































    Hoje!!!
#climatestrikeLunatic Magic Beware...🦇 Theophile-Alexandre Steinlen “Chat au Clair de Lune”, c 1900Greve Global pelo clima - São Paulo, 20.9.2019! É de suma importância que todos participem dessa greve global. Acontece que a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado, continuam queimando, numa destruição avassaladora, apesar da pressão feita até agora. Além disso, incêndios se espalham por diversos cantos do mundo, como Sibéria, Indonésia e o continente africano. Não podemos relaxar, enquanto mudanças significativas sejam aplicadas de fato.Emocionante! Nunca vi passeata igual, com tanta gente. Acordamos. Graças à Deus e Deusa. Não podemos mais permitir que isso aconteça as Florestas e aos Animais. Fora demônio #forasalles #sosamazoniaPor favor assistam!Gigante pela própria natureza e pela própria ignorância 🇧🇷Precisamos ir para a rua protestar urgente!!! Profundamente abalada com a destruição de lugares sagrados, lugares que sustentam a Vida neste planeta! Todos vão sofrer as consequências desse desmatamento e queimadas! Árvores de 500 anos já eram! Estão encontrando animais queimados, jamais estudados ou conhecidos pelo homem! Estamos sentenciando nossa existência. #prayfortheamazonÉ com profundo pesar, estão cortando uma pequena floresta de no mínimo 70 anos, que cresceu numa casa desocupada. Ainda que haja autorização da PMSP e compensação em outro local, como fica o entorno? Quem irá compensar os morcegos e periquitos que moram nessas árvores?Unforgetable veggie lunch exxxperience!
Thank you so much @saporebrasil @pietroleemann @lideresempreendedores 
Risoto com aspargos verdes e abóbora, contraste de mousse de couve-flor defumada e arroz silvestre crocante.Happy Sunday!
Plantio de mais de 320 árvores nativas da nossa Mata Atlântica para #florestadebolso de Ricardo Cardim. @fabricadearvores 😉

                
       
















bloglovin



CURRENT MOON

TODAY’S SOUND: GWEN GUTHRIE POR ARTHUR MENDES ROCHA

E finalizando nossos posts sobre divas pós-disco, hoje falamos de Gwen Guthrie, que também partiu cedo, além de ser compositora, ela fez muita gente dançar com suas músicas cheias de groove, produzida por feras como Sly & Robbie e remixadas pelo mestre Larry Levan,  ao ponto de ser considerada a primeira dama do Paradise Garage.

gwen1

Guthrie deu a sorte de ter um pai músico, que começou a lhe ensinar piano quando ela tinha apenas oito anos de idade, além dela estudar música clássica na escola.

No ginásio, ela ingressou num grupo vocal chamado The Ebonettes e depois no The Matchmakers, bem como no East Coast (grupo do qual fazia parte Larry Blackmon, do Cameo, na bateria).

Depois de formada, ela ainda dava aulas na escola elementar para ajudar a pagar as contas.

Sua grande oportunidade ocorreu por acaso: certa vez, uma das backing de Aretha Franklin não pode comparecer na gravação do hit “I’m in love” e ela a substituiu ao lado de Cissy Houston (a mãe de Whitney). Guthrie também cantava em  jingles comerciais ao lado de outro grande talento, Valerie Simpson (do maravilhoso duo Ashford & Simpson).

gwen3

Ela também compunha divinamente, tendo como parceiro seu namorado, Patrick Grant, e juntos eles escreveram músicas para Gary Glitter, Sister Sledge, Ben E. King e Roberta Flack, entre outros.

Porém a parceria não durou muito e ela trilhou outros caminhos, continuando a compor com outros parceiros, além de participar de várias sessões como backing vocal de diversos artistas como Peter Tosh.

gwen1a

Certa vez numa gravação com Tosh, ela conhece os produtores Sly & Robbie, que a convidam para ir a Jamaica participar como backing na gravação de um disco deles. Ela aceita o convite e lá ela conhece o lendário Chris Blackwell (dono da gravadora Island) que se apaixona por sua voz e a convida para gravar seu primeiro álbum solo produzida por Sly & Robbie, que utilizam os vocais dela misturados a muito dub, lançado em 1982.

gwen2

Uma das músicas do álbum era ‘Peek-a-Boo” e ela começa a ser notada por DJs como Larry Levan por sua pegada dance-dub:

Outra faixa do disco que vira um hit nos clubs era “It should have been you”, que de quebra, ganha um remix do mestre Levan:

No mesmo ano de 1982, ela ainda contribui com seus vocais para o primeiro álbum de uma cantora iniciante, que atendia pelo nome de Madonna.

A partir daí, ela vira uma das divas mais presentes no Paradise Garage, onde se apresentou diversas vezes e sempre ovacionada pelo público. Levan vira um de seus maiores incentivadores e faz vários remixes para ela.

Guthrie cantando no Paradise Garage.

Guthrie cantando no Paradise Garage.

Entre estes remixes está seu próximo single, “Padlock”, a música com a qual estourou, especialmente pelo incentivo de Levan, sendo uma das mais executadas no ano de 1983 no Garage:

 ‘Padlock” havia sido gravada nas Bahamas, juntamente com o Compass Point All Stars, os músicos de estúdio mais requisitados e agregados por Blackwell para atender os artistas que desejavam aquele determinado som que só eles conseguiam entregar.

gwen-guthrie-1259677597-view-0

Seu próximo álbum é “Portrait”, lançado em 1983, que, além de “Padlock”, incluía pelo menos mais três hits das pistas, como “Hopscotch” (aqui numa numa apresentação no programa inglês “Switch’):

Mas foi com o toque “mágico” de Levan, aliado aos reggae dubs providos por Sly & Robbie que a coisa realmente fluiu. Assim, as três músicas de Gwen Guthrie tiveram uma nova roupagem e foram lançadas no mini-álbum/EP “Padlock” (lançado pelo selo Garage Records):

‘Peanut Buttler” (cuja introdução foi bastante sampleada):

“Seventh Heaven” (com seu instrumental arrasador):

‘Hopscotch” (na versão de mais de oito minutos por Levan):

Guthrie era uma rainha no underground, mas faltava suas músicas atingirem um público maior. Isso só veio a acontecer com a faixa “Ain’t  nothin’ goin’ on but the rent”, incluída no álbum “Good to go lover”, lançado em 1986:

A música foi escrita pela própria Guthrie e gerou controvérsia por ser considerada materialista, mas, segundo ela, a intenção era que seu parceiro fosse responsável e mantivesse um equilíbrio financeiro.

gwenguth-nice1

Além disso, a canção foi bastante sampleada pelo hip-hop (Foxy Brown) e pela house (Utah Saints).

Outro hit menor do álbum foi “(They long to be) Close to you”, sua versão para a canção de Burt Bacharach e Hal David, numa versão mais R&B/dance/funk. Abaixo ela mostra a canção no programa inglês The Tube:

Apesar do sucesso comercial, faltava aquele toque especial de Sly & Robbie e de Levan, que a fizeram uma cantora moderna, a frente de seu tempo, com músicas que vieram a influenciar a house music que veio a seguir.

gwen5

Guthrie lançou mais dois álbuns, “Lifeline” (de 1988, incluindo participação de Sly & Robbie) e “Hot Times” (de 1990), ambos com várias de suas composições.

gwen-guthrie-hot-times1

“Lifeline” incluía o single “Can’t love you tonight”, uma das primeiras canções a abordarem a Aids, que na época era um tema tabu. Guthrie possuía muitos amigos gays e vítimas da epidemia, assim ela decidiu que o lucro das vendagens do single fosse doadas para pesquisas à doença.

Nos anos seguintes, Guthrie abandonou um pouco a música e teve problemas de saúde, ao descobri ser portadora de um câncer no útero.

gwen-guthrie-seventh-heaven-294834

Ela veio a falecer em 1999, aos 48 anos de idade.

Sua perda foi bastante sentida na comunidade R&B/dance/soul e seus vocais poucas vezes foram igualados; sua voz, seu ritmo, suas composições a tornam uma cantora inesquecível.

 

   Comentário RSS Pinterest