Warning: include_once(wp-includes/images/pin.png): failed to open stream: No such file or directory in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: include_once(): Failed opening 'wp-includes/images/pin.png' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/japagirl/public_html/blog/index.php:2) in /home/japagirl/public_html/blog/wp-content/plugins/instagrate-to-wordpress/instagrate-to-wordpress.php on line 48
TODAY’S SOUND: MOEBIUS POR ARTHUR MENDES ROCHA – Japa Girl












































































    Unforgetable veggie lunch exxxperience!
Thank you so much @saporebrasil @pietroleemann @lideresempreendedores 
Risoto com aspargos verdes e abóbora, contraste de mousse de couve-flor defumada e arroz silvestre crocante.Happy Sunday!
Plantio de mais de 320 árvores nativas da nossa Mata Atlântica para #florestadebolso de Ricardo Cardim. @fabricadearvores 😉RIP #leeradizwill and #rudolfnureyev 🖤🖤Wake up, Mthrfckrs! 
#10yearchallengeHappy Halloween from Vampirina 🖤“The Proposal” ( between 1880 - 1889) by Knut Ekwall (Swedish - 1843 - 1912)Full purple bloom galore!
#flordesaomiguel #violeteira #ravenala #kaizukaPapa Pirate & Mama Mermaid
#agathalunaJust opened! #cattleyaThe Death of Cleópatra 
Jean Andre Rixens - 1874

                
       
















bloglovin



CURRENT MOON

TODAY’S SOUND: MOEBIUS POR ARTHUR MENDES ROCHA

Ano passado, o mundo perdeu uma de suas grandes figuras: o ilustrador e visionário Jean Giraud, mais conhecido por Moebius, um cara que mudou o mundo dos quadrinhos e, por conseguinte, das artes visuais.

moebius---foto-1

Em 2007, a BBC 4 dedicou a ele um ótimo documentário, “In search of Moebius”, no qual ficamos conhecendo melhor este gênio que ele era, um cara simples mas com uma imaginação sem limites.

Abaixo a primeira parte do documentário:

 

 Moebius gostava de desenhar desde cedo, aos 16 anos ele entra para a Arts Appliqués, uma escola de artes francesa, onde conhece outros artistas e onde aprende a desenvolver seu estilo.

moebius---foto-moebius

Quando sua mãe vai viver no México (já divorciada), ele passa vários meses lá e este contato com as paisagens mexicanas, principalmente os desertos, vão influenciá-lo profundamente.

moebius---foto-8

Aos 18 anos, ele já desenhava sua própria história em quadrinhos intitulada “Frank & Jeremie”. Neste período, ele faz assistência para seu mentor, Joseph “Jijé” Gillain, desenhando uma série western em quadrinhos , “Jerry Spring”.

Em 1962, ele passa a assinar alguns trabalhos como Moebius, especialmente os que envolviam mais humor, fantasia e ficção-científica.

Em 1963, juntamente com Jean-Michel Charlier (responsável pelo enredo), ele desenha para a revista Pilote, uma das mais famosas de quadrinhos na França, a série Blueberry, também de western, e cujo personagem principal ele se inspira nos traços de Belmondo.

moebius---blueberry-1

moebius---blueberry

“Blueberry” faz um estrondoso sucesso na França, mas é com o quinto volume desta série, “The trail of the Navajos”, que Moebius define melhor seu estilo, tomando inspiração nos faroestes de Sergio Leone e na violência estética de Sam Peckinpah.

Paralelamente, Moebius desenha seu lado mais fantasioso na revista Hara-Kiri.

Em 1975, cansado do esquema da revista Pilote, ele funda com seus amigos Jean-Pierre Dionnet, Philippe Druilet e Bernard Farkas o grupo que mixa artes e quadrinhos, o ‘Les Humanoides Associes”.

 

Este grupo será o responsável por uma revolução nos quadrinhos mundiais com o lançamento da revista “Metal Hurlant”, mais conhecida nos EUA como “Heavy Metal”.

moebius---metal-hurlant

Abaixo podemos ver a segunda parte do documentário:

Moebus mostra toda sua inventividade em histórias como ‘La Deviation”, ‘Le Bandard Fou”, “Arzach”(1976) e “Le Garage Hermétique”(1979), período que ele considera como uma ejaculação artística.

moebius---arzach

Em 1975, ele colabora com Dan O’bannon (o roteirista de “Alien’, ‘Total Recall”), que na época do doc ainda era vivo, na estória “The Long Tomorrow”, publicada na Metal Hurlant. A estória misturava ficção-científica com filme noir e alguns anos mais tarde serviria de inspiração direta para a criação do filme “Blade Runner”.

moebius---foto-2

Neste mesmo período, ele começa um projeto com Alejandro Jodorowsky, o cultuado cineasta de ‘El Topo”e ‘Holy Mountain”, para uma versão cinematográfica de “Dune”. Este projeto acabou nunca acontecendo e o filme terminou sendo feito por David Lynch, sem Moebius.

mobieus---foto-3

Ainda em 1979, Moebius recebe um chamado de Hollywood, que ele declara no doc que foi um dos momentos mais importantes de sua trajetória e ele inicia uma colaboração com Ridley Scott na criação do visual das roupas dos astronautas no filme “Alien”. A concepção visual do filme é de H. R. Giger (que também participa do doc).

moebius---alien

Era o início de sua colaboração com o cinema, que inclui filmes como ‘Les Maitres Du Temps” de René Laloux, no qual ele fez o storyboard; “Tron”, a versão original onde ele criou os figurinos futuristas; “O Segredo do Abismo” de James Cameron, onde é o responsável pela concepção das criaturas marinhas.

moebius---les-maitres

MOEBIUS---ABYSS

tron

Em 1980, ele irá se unir novamente a Jodorowsky, para contar as aventuras de John Difool em “L’Incal”, considerada uma das melhores séries de ficção-científica já lançada em quadrinhos.

moebius---the-incal

Moebius considerava esta a sua associação mais complexa e completa de sua vida profissional.

Jodorowsky fala no documentário de sua admiração por Moebius, um artista que nunca teve receio de ousar e que fugia ao padrão americano de estórias em quadrinhos mais comercial, que tinha uma visão mais artística.

moebius---foto-4

Outro que participa do doc é Stan Lee, que contratou Moebius para desenhar um gibi do Surfista Prateado, se mostrando encantado com o trabalho do artista francês, o qual ela admirava muito.

moebius---silver-surfer

Os quadrinistas americanos tinham a esperança que esta participação de Moebius na Marvel daria uma nova visão, tudo seria diferente, com um approach mais europeu, mas no fim nada mudou.

moebius---marvel

No meio dos anos 80, Moebius troca a França pelos EUA, para ficar mais perto de seus projetos cinematográficos.

Moebius era uma personalidade única, ele sempre surpreendia a todos com suas atitudes, era alguém que vivia no universo de suas estórias em quadrinhos, nos seus desenhos viajantes e inspirados. O Moebius pessoa era uma coisa e o artista era outra.

Abaixo a terceira e última parte do doc

http://www.dailymotion.com/video/xhgd84_in-search-of-moebius-jean-giraud-clip3-3_shortfilms#from=embediframe

De volta à França no final dos anos 80, Moebius continua a série Blueberry, que foi traduzido para mais de 15 línguas, além de vários outros projetos como “Little Nemo” (que também viraria filme), “Aprés Incal” (continuação de “L’Incal”), entre outros.

moebius---foto-5

Nos anos 90, Moebius também é o responsável pela concepção visual do filme “The fifth element” (O quinto elemento) de Luc Besson, seu fã desde a adolescência, quando colecionava seus quadrinhos, como mostra o vídeo abaixo:

Nos anos 2000, Moebius publica sua autobiografia em quadrinhos, “Inside Moebius”, composta de seis volumes, além de ter uma exposição em sua homenagem em 2010, na Fundação Cartier, intitulada “Moebius Transe Forme”.

Moebius-TRANSE-FORME

Um de seus últimos trabalhos foi para a elegante grife Hermès, para a qual desenhou os trabalhos abaixo que fazem parte da “Voyage d’Hermes”, contando a trajetória do deus grego Hermes.

MOEBIUS-HERMES

O artista travava uma longa batalha contra o câncer e veio a falecer em março do ano passado, aos 73 anos.

moebius---foto-7

A influência dele é enorme, seja nos desenhos de Miyazaki, nos mangás japoneses, enfim nos quadrinistas de todo o mundo, pois sua visão é especial, revolucionária e sua contribuição artística é infinita, fazendo dos quadrinhos verdadeiras obras de arte.

   Comentário RSS Pinterest