Warning: include_once(wp-includes/images/pin.png): failed to open stream: No such file or directory in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: include_once(): Failed opening 'wp-includes/images/pin.png' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/japagirl/public_html/blog/index.php:2) in /home/japagirl/public_html/blog/wp-content/plugins/instagrate-to-wordpress/instagrate-to-wordpress.php on line 48
TODAY`S SOUND: ORIGENS DO TERMO GÓTICO NA MÚSICA POP-ROCK POR ARTHUR MENDES ROCHA – Japa Girl












































































    RIP #leeradizwill and #rudolfnureyev 🖤🖤Wake up, Mthrfckrs! 
#10yearchallengeHappy Halloween from Vampirina 🖤“The Proposal” ( between 1880 - 1889) by Knut Ekwall (Swedish - 1843 - 1912)Full purple bloom galore!
#flordesaomiguel #violeteira #ravenala #kaizukaPapa Pirate & Mama Mermaid
#agathalunaJust opened! #cattleyaThe Death of Cleópatra 
Jean Andre Rixens - 1874How sundays should be ✨❤️✨About the happiest Easter ever!
Special thanx @marciosleme @milplantas

                
       
















bloglovin



CURRENT MOON

TODAY`S SOUND: ORIGENS DO TERMO GÓTICO NA MÚSICA POP-ROCK POR ARTHUR MENDES ROCHA

Neste mês de outubro, o mês do dia das bruxas (31/10), os posts serão dedicados ao gótico.

Como o termo é muito amplo, procuraremos destacar alguns de seus expoentes de maior destaque, bem como entender melhor como surgiu o termo.

O termo gótico vem de uma tribo germânica, que os romanos rotularam como bárbaros e sem cultura.

Mais tarde o termo foi aplicado para um estilo arquitetônico medieval e no final do século 18 e 19 para um estilo literário fascinado por morte e sobrenatural.


O gótico na música começou a aparecer de algumas maneiras como:

- The Doors foram descritos como rock gótico em 1967 (o próprio Joy Division confirma a influência da banda) e sua canção “The End” é uma amostra disto.

- David Bowie ao lançar o álbum “Diamong Dogs” e o definiu como gótico, com músicas como “We are the dead”

- O Velvet Underground e a cantora Nico com suas músicas de atmosfera pesada, falando sobre o submundo, drogas e morte também são influências inegáveis na cena gótica.

- Iggy Pop com o estilo vocal no disco “The Idiot”

Mas foi no final dos anos 70, quando o punk começou a ficar mais dark que algumas bandas de pós-punk como Joy Division e Siouxsie and the Banshees passaram a usar o termo para melhor defini-las. Houve uma tentativa do New Musical Express de definir estas bandas emergentes do punk como positive punk, mas o termo acabou não vingando.


Em uma entrevista feita por Mary Hannon (a futura diretora de “I shot andy Warhol”) em 1979, o produtor do Joy Division, Martin Hannett, definiu o som da banda como ‘dançante com implicações góticas”.


Nesta mesma entrevista, Bernard Summer (integrante do Joy e mais tarde do New Order) deu uma ótima definição para o termo gótico ao falar do filme “Nosferatu”: “a atmosfera é realmente maléfica, mas você se sente à vontade dentro dela”.

Depois desta entrevista, vários jornalistas passaram a usar o termo para definir o som do Joy Division e mesmo dos the Banshees. E nesta mesma época, o próprio Steve Severin (baixista dos Banshees) denomina o álbum “Join Hands” como gótico para definir seu novo rumo musical.


Peter Murphy , o vocalista do Bauhaus tem uma boa observação sobre isto: ‘Eu sei que o Bauhaus provavelmente começou o que os críticos definiram como o gênero gótico em 1979 com “Bela Lugosi’s Dead” (utilizado no filme “Fome de Viver”, que falamos aqui), mas o gótico foi um mito sonhado pelos jornalistas nos anos 80 para descrever estas bandas; a música era de uma qualidade extraordinária.”

São várias as divisões da cena gótica, desde o darkwave, a coldwave, o death rock, a música industrial e mais.  Aos poucos falaremos um pouco de cada e procuraremos entender as influências que vão desde a literatura (como horror gótico, romantismo e niilismo), filmes de terror e de atmosfera misteriosa, atitudes mais introvertidas, uso de roupas pretas,etc.


Uma das teorias que mais acredito é que o termo gótico ganhou mais força quando Ian Curtis, o vocalista do Joy Division, suicidou-se em maio de 1980, deixando um vácuo onde várias bandas passariam a fazer parte deste estilo como Sex Gang Children, Southern Death Cult (que mais tarde assinaria apenas como “The Cult”), The Cure (apesar de não gostarem do rótulo), UK Decay e muitas outras.

 

Ian Curtis, lead singer of Joy Division. Photo by Anton Corbijn



   Comentário RSS Pinterest