Warning: include_once(wp-includes/images/pin.png): failed to open stream: No such file or directory in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: include_once(): Failed opening 'wp-includes/images/pin.png' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/japagirl/public_html/blog/index.php:2) in /home/japagirl/public_html/blog/wp-content/plugins/instagrate-to-wordpress/instagrate-to-wordpress.php on line 48
TODAY’S SOUND: SLY & THE FAMILY STONE POR ARTHUR MENDES ROCHA – Japa Girl












































































    Unforgetable veggie lunch exxxperience!
Thank you so much @saporebrasil @pietroleemann @lideresempreendedores 
Risoto com aspargos verdes e abóbora, contraste de mousse de couve-flor defumada e arroz silvestre crocante.Happy Sunday!
Plantio de mais de 320 árvores nativas da nossa Mata Atlântica para #florestadebolso de Ricardo Cardim. @fabricadearvores 😉RIP #leeradizwill and #rudolfnureyev 🖤🖤Wake up, Mthrfckrs! 
#10yearchallengeHappy Halloween from Vampirina 🖤“The Proposal” ( between 1880 - 1889) by Knut Ekwall (Swedish - 1843 - 1912)Full purple bloom galore!
#flordesaomiguel #violeteira #ravenala #kaizukaPapa Pirate & Mama Mermaid
#agathalunaJust opened! #cattleyaThe Death of Cleópatra 
Jean Andre Rixens - 1874

                
       
















bloglovin



CURRENT MOON

TODAY’S SOUND: SLY & THE FAMILY STONE POR ARTHUR MENDES ROCHA

Sly & The Family Stone foi um dos primeiros grupos multirraciais; misturando além de raças, gênero, já que homens e mulheres faziam música junto e de maneira extraordinária, tornado o funk, o ritmo mais novo surgido no final dos anos 60.

sly1a

Se James Brown inventou o funk, Sly o aperfeiçoou, fazendo dele uma dança da liberação, misturando junto gêneros como o rock, o gospel, jazz, além de ritmos latinos.

O cérebro de tudo isto se chama Sylvester Stewart, ou apenas Sly, como foi pronunciado seu nome erroneamente por um colega de escola e que acabou se tornando sua identidade.

sly2

Sly começou cantando em corais de gospel junto com sua família e aos oito anos já estava gravando um disco de 78 rotações como o Stewart Four.

Esta experiência de Sly na igreja pentecostal fez com que ele levasse adiante esta mensagem de harmonia entre negros e brancos através de sua música.

Um prodígio desde cedo, ele foi aprendendo a tocar instrumentos como teclados, guitarra, baixo e a participar de grupos musicais na escola, entre eles, o Viscaynes, que chegou a lançar alguns singles. Seu irmão Freddie, também passa a participar de alguns destes grupos.

sly 1

Nos anos 60, ele se lança também como DJ, discotecando soul, R&B, rock nas rádios locais e se tornando conhecido pelo bom gosto musical.

Em meados desta década, ele experimenta a produção no selo Autumn Records, gravando a música ‘C’mon & Swim (Autumn) com o cantor Bobby Freeman, que se torna um hit pop.

sly6

Em 1966, ele e seu irmão Freddie tinham cada um a sua banda: Sly & the Stoners (da qual participava a trompetista Cynthia Robinson) e Freddie and the Stone Souls (com o baterista Gregg Errico).

Foi o saxofonista Jerry Martini quem deu a ideia dos dois unirem suas bandas e formarem um só grupo.

Assim, em 1967, com Sly no órgão, Freddie na guitarra, mais Robinson, Errico, a irmã de Sly, Rose nos teclados e vocais e o baixista e vocalista Larry Graham, estava completo o line-up do Sly & the Family Stone.

sly5

Não demorou muito para que um caça-talentos os descobrissem tocando em Redwood City e eles assinaram com a Epic Records.

Além de fazer shows semanais em Las Vegas no Pussycat a Go Go, eles gravavam o seu álbum de estreia, em Los Angeles, intitulado ‘A Whole New Thing”.

sly 1st album

No álbum, letras celebratórias, além dos inúmeros vocais, baixos pronunciados mostravam um caldeirão de musicalidade que conquistou a critica e músicos como Miles Davis e Tony Bennett. Porém esta proposta nova não conquistou o público de primeira e foi necessário o lançamento de outro single para conquistar as massas.

O single em questão foi “Dance to the Music”, que não fazia parte deste álbum, e sim era uma das músicas reservadas para o segundo álbum, que passou a ter o mesmo título do single. Abaixo um vídeo do single no programa Soul Train com direito a perguntas de fãs a Sly antes dele cantar:

O single era poderoso, cativante, chamava todos para dançar, não tinha como não estourar e foi o que aconteceu, com a música indo para o top 10 e o álbum para o 11º lugar na parada R&B.

O ano de 1968 foi de mudanças radicais nos EUA, com a Guerra do Vietnã, inúmeros conflitos raciais, além dos assassinatos de Martin Luther King e Robert Kennedy. Com todos estes acontecimentos, o álbum ‘Life’ acabou passando despercebido.

sly3

Porém no início de 1969, uma nova canção deles começava a se destacar: “Everyday People”, aqui interpretada no programa de Ed Sullivan com direito a mensagem pacifista no início:

A música dava a banda, finalmente, o seu primeiro lugar nas paradas.

Em abril de 1969, é lançado o álbum ‘Stand’ que originaria mais dois hits para Sly: a música título, “Stand”:

E ‘I want to take you higher”, aqui registrando a magnífica performance da banda no Festival de Woodstock:

O álbum atinge o certificado de platina, mostrando que a banda agradava o grande público.

Os shows de Sly eram cheios de energia, era impossível ficar parado com tudo o que acontecia no palco.

O estilo de vestir da banda também era super groovy: com brilhos, estampas, óculos enormes, chapéus, boinas de crochê, peles, coletes, sapatos com salto plataforma, dourados, franjas, era uma festa para os olhos.

Sly++The+Family+Stone sing a simple song

No doc ‘Story of Funk”, Jerry Martini fala que, por ele ser branco, e não se vestir como os outros, certa vez, membros da banda viram um tapete com estampa de animal e cortaram, fazendo ele vestir com um poncho. Na foto abaixo vemos ele com o modelito (ele é o quarto da esq. para a dir.):

sly--the-family-stone-5245c26dce9c3

Do álbum “Stand”, a música “Thank you (Falletinme Be Mice Elf Agin)” também chega ao topo das paradas pop e R& B, em fevereiro de 1970. Esta foi das primeiras músicas com a batida funk que viria a se tornar popular, especialmente através do ‘slapping’ no baixo de Larry Graham.

Mas o início da década de 70 se mostra complicado para Sly, devido ao seu ritmo intenso de gravações e de shows, bem como um estilo de vida de superstar, com direito a mansão em Beverly Hills e muitas drogas, ele acaba cancelando vários shows, apresentações na TV, deixando seus parceiros o esperando e muitas vezes nem aparecendo.

sly4

Estrategicamente, sua gravadora lança uma coletânea de sucessos, alcançando o invejável número de três milhões de cópias vendidas.

Enquanto isso, sua mansão recebia visitas ilustres que iam de Miles Davis a Bobby Womack.

E ele continuava a levar uma vida cheia de excessos, além de colecionar carros e até dar caros de presentes para amigos.

Em 1971, depois de um período sem novos lançamentos, Sly solta ‘Family Affair”, uma de suas músicas mais marcantes e seu último sucesso a chegar no primeiro lugar, incluído no álbum “Theres a riot goin’ on’:

Dois anos depois e muitas mudanças no mundo e na vida de Sly, ele volta com o álbum “Fresh” onde se destaca o single ‘If you want me to stay”:

Seu próximo trabalho foi o álbum ‘Small talk”, de 1974, que marca o trabalho final do grupo com sua formação original.

sly e esposa

Os membros da banda se separam, indo cada um para um lado, com seu irmão Freddie passando a integrar a nova banda de Larry Graham, a Graham Central Station.

Sly grava mais alguns álbuns na década de 70 e no início dos 80, mas depois ele sai de cena e só volta no início dos 90, quando a banda passou a integrar o Rock n’ Roll Hall of Fame.

slyfamily

A aparição de Sly é rápida e durante um bom tempo, ele fica sumido, até ser descoberto morando em numa van, totalmente quebrado e dependente de crack.

Após uma passagem pelo rehab, Sly afirmou que ficou muito tempo sem receber o pagamento de seus royalties e processou o seu manager.

Sly Stone

 

Em 2006, ele foi homenageado na entrega do Grammy, com vários astros como John Legend, Adam Levine, Nile Rodgers, Steve Tyler, Joe Perry, entre outros. Mas também apareceu rapidamente, e de moicano,  e saiu do palco antes da música terminar.

sly atual

Em 2007, ele participa de alguns festivais e mostra vontade em retomar sua carreira.

Sly voltou a gravar em 2011 com um novo disco que incluía novas versões de antigos sucessos e três músicas inéditas.

Em 2013 foi lançado Box-set “Higher’ com quatros discos, incluindo raridades, músicas ao vivo, além de 17 músicas inéditas da banda.

sly1aa

A boa notícia é que Sly voltou a receber os royalties por seus trabalhos e faz aparições esporádicas em shows beneficentes, além de aparições em apresentações de amigos como George Clinton. Longa vida ao Mr. Funk, Sly Stone!

   Comentário RSS Pinterest