Warning: include_once(wp-includes/images/pin.png): failed to open stream: No such file or directory in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: include_once(): Failed opening 'wp-includes/images/pin.png' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/japagirl/public_html/blog/index.php:2) in /home/japagirl/public_html/blog/wp-content/plugins/instagrate-to-wordpress/instagrate-to-wordpress.php on line 48
TODAY’S SOUND: TAANA GARDNER POR ARTHUR MENDES ROCHA – Japa Girl



























































                
       
















bloglovin



CURRENT MOON

TODAY’S SOUND: TAANA GARDNER POR ARTHUR MENDES ROCHA

A musa pós-disco de hoje é Taana Gardner, uma das divas máximas de Larry Levan e que através da West End Recordings nos deu algumas pérolas musicais como ‘Heartbeat’ e “When you touch me”, fazendo dela uma referência no Paradise Garage.

taana

Gardner não é uma vocalista qualquer, pois iniciou sua carreira cedo, já que aos cinco anos de idade ela já sabia que queria ser uma cantora, tendo lições com sua avó, que era uma cantora de ópera.

taana-gardner-535096be4eab72-06563169

Aos onze anos ela já fazia parte do Harlem Children’s Theater Group, sendo que, além de atuar e cantar, ela também escrevia alguma das peças, como ‘Land of the Egyptian”, musical apresentado no Lincoln Center.

Gardner também se apresentou com o Dance Theater of Harlem e o National Black Theater.

taana5

Mas sua vida irá mudar por acaso, ao ser chamada para substituir uma cantora que não pôde incluir seus vocais numa canção; a história foi a seguinte:

Kenton Nix, produtor e compositor de hits disco, possuía uma nova canção para ser gravada, “Work that body”, cuja versão instrumental já havia sido aprovada por Larry Levan, mas faltava incluir os vocais. Levan já havia feito a ponte entre Nix e Mel Cheren (proprietário da West End e que ajudou a financiar o Paradise). Porém a cantora contratada havia ficado doente justo no dia. O irmão de Nix conhecia o pai de Gardner e lhe telefonou pedindo para que sua filha fizesse os vocais.

taana4

Assim nascia a parceria frutífera entre Gardner, Levan e a West End, abaixo a versão de “Work that body” com os vocais de Gardner:

Outra coincidência: no mesmo dia que Gardner gravou os vocais, outra gravação acontecia no local e os integrantes da Dr. Buzzard’s Savannah Band (de hits como “Cherchez la femme”) gostaram dos vocais dela. E assim ela também gravou a canção “Spooks in space” do Aural Exciters (do qual faziam prte integrntes do Kid Creole & the Coconnuts).

Estava feita a inesperada conexão de Gardner com a disco music e a partir daí sua voz seria bastante requisitada para embalar pistas como a do Garage.

“Work that body” foi sucesso imediato na pista do Garage e chegou à décima posição da parada dance da Billboard.

taana-work

Em 1979, uma nova colaboração dela mais West End mais Nix faria a cabeça de Levan: “When you touch me”, uma das músicas mais emblemáticas do Garage e a qual Levan adorava colocar no ápice da noite, mesmo com os BPMs mais baixos, mostrando ao povo que não precisava bombação para fazer uma pista ferver, basta uma boa música e o clima certo, na hora certa.

Abaixo a versão remixada por Levan em seus mais de dez minutos de glória:

Logo em seguida, é lançado o primeiro álbum de Taana Gardner que incluía “We got to work it out” e “Just be a friend”, entre outras.

A estreia de Gardner como disco diva foi no próprio Paradise Garage em 1979, que ela define como um momento único em sua carreira e uma atmosfera de club nunca atingida em lugar algum. A música ‘Paradise Express’ foi feita em homenagem a este lugar mágico:

Depois de promover seu álbum em diversos clubs, Gardner volta em 1981 com o maior hit de sua carreira: “Heartbeat”.

A música também cai nas graças de Levan, que faz outro incrível remix para esta. A primeira vez que Levan a toca na pista, ninguém entende o BPM tão baixo e a pista esvazia. Mas seu amigo Frankie Crocker (influente DJ e programador da rádio WBLS) fica louco com a música e a toca no seu programa, ajudando esta a alcançar o sexto lugar na parada dance e o top 10 de R&B.

Outro single lançado no mesmo ano foi “No Frills” (aqui numa apresentação recente):

Porém, após toda esta exposição, ela opta por uma vida dedicada aos filhos e à família.

Ela só volta em 1988 com “You can’t keep coming in and out of my life” (cover de uma música do grupo LaBelle), mas a música faz uma aparição tímida nas paradas.

taana-3

Ela também contribui com sua abençoada voz para músicas de Kool & the Gang, Harold Melvin & the Blue Notes, Edwin Starr, entre outros.

Nos anos 90, ela lança mais dois singles, mas com a morte de Levan ( em 1992), um de seus maiores entusiastas, os hits param de acontecer.

Gardner voltaria nos anos 00 como vocalista convidada de algumas faixas produzidas por Joey Negro ( um dos grandes produtores e remixers de house music).

taana_gardner

Uma curiosidade: mesmo com todo o sucesso de sua parceria com a West End, uma de suas mágoas foi nunca ter recebido os royalties de suas canções.

Gardner foi sem dúvida uma das vozes mais incríveis surgidas após o ápice da disco e não foi a toa q ela virou uma das musas de Larry Levan.

   Comentário RSS Pinterest