Warning: include_once(wp-includes/images/pin.png): failed to open stream: No such file or directory in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: include_once(): Failed opening 'wp-includes/images/pin.png' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/japagirl/public_html/blog/index.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/japagirl/public_html/blog/index.php:2) in /home/japagirl/public_html/blog/wp-content/plugins/instagrate-to-wordpress/instagrate-to-wordpress.php on line 48
TODAY’S SOUND: TOM TOM CLUB POR ARTHUR MENDES ROCHA – Japa Girl



























































                
       
















bloglovin



CURRENT MOON

TODAY’S SOUND: TOM TOM CLUB POR ARTHUR MENDES ROCHA

E hoje o projeto paralelo de uma banda famosa que falaremos é o Tom Tom Club, formada por Tina Weymouth e Chris Frantz, integrantes do Talking Heads.

tom_tom_club (1)

O projeto foi formado em 1981, quando Tina e Chris, casados na vida real, estavam de folga de suas funções no Talking Heads, onde tocam baixo e bateria, respectivamente. David Byrne havia “abandonado’ novamente os Heads após a turnê de “Remain in Light” e se dedicando a projetos solo; tanto Tina como Chris se sentiram meio perdidos e estavam abertos a novas experimentações.

tom-tom-club-lecture-2014-hero.68bfa474

Era uma época de samples, novos ritmos como rap e seu amigo Chris Blackwell (o dono da gravadora Island e do Compass Studio) mais Steve Stanley  (que trabalhou com Grace Jones, Black Uhuru, B-52’s) toparam a proposta de Tina e Chris deles gravarem no estúdio Compass, nas Bahamas.

Assim eles se juntam ao  grupo de colaboradores que faziam parte do Compass Studio All Stars Band, que acompanhavam várias gravações de artistas da época, para gravar como o Tom Tom Club.

Tom_Tom_Club

Este time de músicos, arranjadores e produtores como Steven Stanley, que acabou por se tornar membro do Tom Tom Club, se reúnem nas Bahamas e grava o homônimo álbum de estreia, um sucesso surpreendente.

Tom_Tom_club_1361269735_crop_550x339

A música que tornou o álbum um fenômeno, “Genius of Love”, é uma das grandes músicas da década de 80 e também uma das mais sampleadas do pop, sendo utilizada por desde Grandmaster Flash até Mariah Carey, entre outros. Uma das inspirações diretas era o electrofunk do grupo Zapp.

tom6

Tina Weymouth e Grandmaster Flash

O vídeo é uma delícia, todo feito com animações de James Rizzi:

Além do clipe acima, vale a pena conferir a versão da música incluída no icônico filme-show dos Talking Heads, “Stop Making Sense”, com direito a coreografia de Tina e das backing vocals, simplesmente impossível ficar parado:

Além de Genius, o álbum teve outro single que fez sucesso, “Wordy Rappinghood”, atingindo o sétimo lugar da parada inglesa.Esta música é uma das pioneiras do electro e permanece tão moderna quanto na época em que foi concebida, confiram abaixo uma apresentação deles num programa da tv italiana de 1981:

Bem como a versão cover do antigo sucesso dos The Drifters, “Under the Boardwalk”, que atingiu o 22º lugar, com direito a clipe com animações de Rizzi:

A ficha técnica do álbum incluiu a participação de músicos como Adrian Belew (que já trabalhava com os Talking Heads, além de David Bowie, entre outros), mais Monte Browne, Tyrone Downie (antigo membro de Bob Marley & the Wailers), Uziah ‘Sticky” Thompson (que já trabalhou com The Wailers, Skatalites, Lee “Scratch” Perry), as irmãs de Tina, Lana, Laura e Loric Weymouth, entre outros.

tom5

O disco de estreia foi a combinação perfeita de new wave, pop, rock, reggae, rap e tudo isto realizado com este time de excelentes músicos.

Sem falar na arte gráfica da capa realizada por Rizzi, artista pop que utilizava muito o grafite em suas criações (ele faleceu em 2011).

tom1

Bem, o segundo disco veio cercado de expectativa, sendo lançado no ano seguinte e intitulado ‘Close to the Bone”, mas infelizmente não obteve o mesmo sucesso do primeiro.

Mesmo assim, músicas como ‘The man with the four way hips” e ‘Pleasure of Love” tiveram um pequeno sucesso nas rádios especializadas e nos clubs americanos.

A capa de “Close to the Bone” também foi realizado por Rizzi.

tom_tom_club-close_to_the_bone-front

Seu próximo trabalho somente seria lançado quatro anos depois, devido aos constantes compromissos de Tina e Chris com o Talking Heads, e a formação oficial passa a ser Tina, Chris e uma das irmãs de Tina, Laura.

tom2

Este trabalho é o álbum “Boom Boom Chi Boom Boom”, lançado em 1988, que incluía as participações especiais de Lou Reed e David Byrne (o companheiro deles do Talking Heads) na faixa ‘Femme Fatale”:

Além deles, outro talking head que participa de alguma das faixas é Jerry Harrison, que participa do vídeo acima. Também merecem destaque “Don’t Say No” e “Suboceana” (que ganhou remix do mestre house Marshall Jefferson e do mago techno Juan Atkins):

Em 1991, Tina e Chris montaram o seu próprio estúdio na garagem da casa deles em Connecticut, chamado de Clubhouse, onde reúnem experimentos musicais e artísticos.

A partir daí, com o final dos Talking Heads, eles se dedicam com mais intensidade ao Tom Tom Club.

tom_tom_club_actual

No ano seguinte, depois de uma pausa de mais quatro anos, eles lançam mais um disco do Tom Tom Club, “Dark Sneak Love Action”, que incluí uma versão eletrônica de “You Sexy Thing”, regravação de um antigo sucesso do grupo Hot Chocolate, aqui numa apresentação no programa de David Letterman em 1992:

Este novo disco vem bastante influenciado pelo house e techno, como no remix de “Sunshine and Ecstasy” feito por Roger Sanchez (famoso DJ de house com vocais):

Seu próximo disco seria lançado nove anos depois, ‘The Good, the Bad, and the Funky” e vinha com mais regravações, desta vez para “Love to love you baby” (de Donna Summer) e “Soul Fire” (de Lee ‘Scratch” Perry).

Neste novo álbum, eles se uniram a alguns convidados como Mystic Bowie (conhecido artista de reggae), Charles Pettigrew (do duo Charles & Eddie) e Toots Hibbert (do grupo de reagge Toots & Maythals).

tomtomclub_wide-22f20a4e470bbe8152157faf2cdf5a2acac74d02

Outra canção de destaque no álbum era “Who feeli’n it”, cujo remix foi incluído na trilha de “American Psycho” (Psicopata Americano).

Seu trabalho mais recente foi lançado em 2013, o EP “Downtown Rockers”, que inclui a faixa“Kissin’ Antonio”.

No mesmo ano, eles se apresentaram em festivais europeus como Glastonburry.

tom4

O Tom Tom Club pode não ser um Talking Heads, mas faz um trabalho interessante e contemporâneo, acompanhando as evoluções de estilos e sempre mantendo a qualidade.

E com certeza, tanto  ‘Genius of Love” como “Wordy Rappinghood” são canções eternas e simplesmente perfeitas.

 

   Comentário RSS Pinterest